Técnico de Minas Gerais explica segredos do título do Brasileiro Sub-15

27/08/2012 - 14h04, por Redação



O Campeonato Brasileiro Sub-15, disputado na última semana, na cidade de Anápolis, em Goiás, teve Minas Gerais como grande campeão. Mostrando ser uma  das grandes potência da idade, os mineiros tiveram força para vencer os sempre favoritos São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro e conquistaram o título, que não vinha para o estado desde 2008.

O grande comandante da conquista de Minas Gerais no torneio organizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB) foi Zanio Gontijo, de 39 anos. Técnico e supervisor das categorias de base do Olympico Club, tradicional equipe do estado, o treinador, que foi jogador até os 24 anos de idade, foi escolhido para ocupar o cargo pelo presidente da Federação Mineira de Basquete (FMB), Márcio de Oliveira Pinto.

Fui convidado para ser o técnico da seleção mineira pelo presidente da FMB por ter sido treinador da categoria sub-14 do Olympico no ano passado e também por conhecer a maioria dos atletas desta idade no estado. Treinamos apenas por uma semana, o que não foi o ideal, mas conseguimos implantar uma proposta de jogo, que foi assimilada pelos atletas, explicou Zanio, em entrevista exclusiva ao Basketeria.

Apesar do equilíbrio entre as quatro principais forças da competição – além de Minas, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina – o selecionado mineiro conseguiu triunfos importantes em sua caminhada para o título. Na primeira fase venceu Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco e os paulistas, enquanto que na semifinal e final bateu catarinenses e cariocas, respectivamente.

Para conquistar o título invicto da competição, a equipe de Minas Gerias contou com um elenco muito homogêneo. O cestinha do time no torneio foi o armador Rafael, com média de 13 pontos por jogo, enquanto que outros quatro atletas tiveram médias de oito ou mais pontos nas seis partidas que o selecionado realizou no campeonato.

Os quatro times que chegaram às semifinais eram fortes. Tínhamos jogadores de nível e fomos trilhando jogo a jogo o nosso caminho. Saímos de Minas com o objetivo de sermos campeões e focamos nisto. A chave da conquista foi o trabalho em equipe. Nenhum atleta se destacou individualmente, houve um equilíbrio de todos. Cada um compreendeu o seu papel na equipe e um exemplo foi a distribuição de pontos entre os atletas, disse o treinador.

Atento a todos os outros times do torneio que envolveu garotos até 15 anos de idade, Zanio elegeu os principais destaques da competição. Para ele, apesar de ser precoce para fazer uma avaliação dos garotos, São Paulo e Santa Catarina, junto com o time mineiro, têm os principais prospectos desta idade.

Ainda é precoce esta análise. Você tem seis atletas com um biotipo e qualidades para continuarem se destacando. São eles: Rafael, Luiz Flavio, Gustavo, Felipe, João e Tales. Além disso, Santa Catarina possui dois atletas de grande potencial: Wallison e Lucas “Pipoca”, que são altos e bem desenvolvidos. São Paulo também possui dois atletas talentosos, Pedro e Guilherme. Também fiquei encantado também com o armador Spencer do Rio de Janeiro e com o gaúcho Paulinho, concluiu.

http://credit-n.ru/blog-listing.html http://credit-n.ru/offers-zaim/4slovo-bystrye-zaymi-online.html http://www.otc-certified-store.com/cholesterol-medicine-usa.html www.zp-pdl.com

Onde Estamos:

Endereço: R. Professor Estevão Pinto, 783,
Serra Belo Horizonte, MG, CEP: 30220-060

Contato:

Telefones: (31) 3073-9111 / (31) 3073-9112
E-mail: [email protected]

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support