NOTA DE REPÚDIO CONJUNTA – CBC / CLUBES FORMADORES

Como vem sendo noticiado amplamente pela imprensa, o esporte nacional vive um clima de luto após a edição da Medida Provisória 841. Em resumo, todo o trabalho realizado ao longo dos anos pelo Comitê Brasileiro de Clubes – CBC foi bruscamente interrompido. Debates entre a entidade e nós, os clubes formadores, pautaram o formato da Política Nacional de Formação de Atletas Olímpicos e Paralímpicos no país da qual já estávamos colhendo frutos. Tudo isso fica ameaçado e, o mais grave: a preparação para Tóquio 2020 vai para a UTI.

 

Prova do grave estado em que colocaram o nosso esporte de base é o cancelamento de 204 competições dos Campeonatos Brasileiros Interclubes que vinham sendo promovidos com sucesso pelo CBC em conjunto com Confederações de diversas modalidades em todo o país e que só no final de 2017 e início de 2018 beneficiaram 9.400 atletas em 59 Competições realizadas.

 

Sem a MP 841/2018, havia a previsão de apoio a realização de 263 Campeonatos Brasileiros até 2020, atingindo em torno de 90 mil beneficiados, potencializados quando se considera que em sua grande maioria os Campeonatos são desdobrados (como por exemplo, em provas e/ou categorias de cada esporte disputado).

 

A partir de agora, mantida a MP e sem o apoio do CBC, 204 campeonatos serão cancelados, inviabilizando a política de formação de atletas no Brasil. Fora as participações em competições internacionais representando o país que também serão canceladas. Milhares de atletas serão dispensados e haverá o encerramento de atividades esportivas em diversos clubes.

 

Mas as sequelas são ainda maiores! Equipes técnicas e multidisciplinares contratadas pelos clubes formadores a partir do apoio dos recursos financeiros – que até então o CBC contava e era a garantia para o pagamento do salário de inúmeros profissionais do segmento esportivo – poderão ficar sem emprego. São centenas de técnicos, auxiliares, preparadores físicos e fisioterapeutas, um verdadeiro efeito dominó em toda a cadeia produtiva do Esporte.

 

Por meio desta nota, repudiamos o que está sendo feito com a formação de atletas no Brasil por meio da MP 841. Os clubes foram responsáveis por mais de 80% dos atletas participantes nas duas últimas Olimpíadas. Não há formação de atletas sem os clubes no Brasil!

 

#LutoPeloEsporte #ContraMP841

Categorias: Notícias

Assuntos:

Mais recentes

  •  SELEÇÃO DE ATLETAS

    Interessados devem ter nascido entre 2003 e 2010, conforme faixa etária da modalidade e fazer inscrição pelo site do Clube. Os testes serão realizados no mês de novembro. O Olympico Club é referência quando o assunto é revelar atletas. Grandes nomes do Futsal, Vôlei, Natação e Basquete deram os primeiros passos no esporte do Clube. […]
  • Carta de Consternação à FMB e comunidade

    Prezados, A diretoria executiva do Olympico Club, vem através desse ofício externar sua consternação e repúdio ao ato ocorrido em partida válida pelo Campeonato Estadual Sub-17, na noite do dia 07 de novembro, quando o pai de uns dos atletas do Olympico, não associado do Clube, dirigiu-se ao árbitro da Federação Mineira de Basketball – […]
  • DE 8 A 13 DE NOVEMBRO

  • Natal Solidário 2018

    O grupo Bem Viver se uniu para mais uma linda missão de solidariedade e te convida a embarcar junto. Nossas meninas estão arrecadando brinquedos, alimentos não perecíveis e material de higiene para a Creche Comunitária Lar Infantil Dorcas. A creche está localizada na Pedreira Prado Lopes, região afetada por fatores de vulnerabilidade social e atende […]
  • O evento mais divertido do ano

  • Eleições Olympico Club

    No dia 25 de novembro, no Salão Social do Olympico Club, serão realizadas as eleições que definirão a Presidência, Comissão Fiscal e  Conselho Deliberativo para o biênio 2019/2020. Têm direito ao voto apenas os sócios proprietários das cotas em situação regular e sócios beneméritos.  

Onde Estamos

Endereço: R. Professor Estevão Pinto, 783, Serra Belo Horizonte, MG. CEP: 30220-060

Funcionamento

2ª, 3ª e 5ª – 06h às 22h | 4ª e 6ª – 06h às 23h
Sábado, domingo e feriado – 06h às 20h

Contato

Telefones: (31)3073-9111 / (31) 3073-9112
E-mail: olympico@olympico.com.br

Olympico 2018 - Todos os direitos reservados